O Brincapé, fundado e liderado pela APSI e pela 1,2,3 Macaquinho do Xinês, associou-se à Bicicultura para mais uma iniciativa: abrir o espaço exterior de uma escola ao fim de semana para que toda a comunidade dele possa usufruir, como se de um jardim se tratasse.
Era um sonho do Brincapé e um desejo antigo da Bicicultura criar mais oportunidades para brincar e andar de bicicleta na zona histórica de Lisboa. A Escola Secundária Gil Vicente aceitou o repto e nasce assim o Brincapé, Gil!
Ver mais...
O projeto A Rua das Crianças é uma iniciativa comunitária promovida pela APSI (Associação para a Promoção da Segurança Infantil), em parceria com a Junta de Freguesia da Misericórdia, o 1,2,3 Macaquinho do Xinês, o Coletivo Warehouse, a Estrada Viva e a ACA-M. Esta iniciativa, apoiada pelo Programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, pretende transformar as ruas do território da Freguesia da Misericórdia (Lisboa), em espaços mais inclusivos, seguros e convidativos, promovendo um maior usufruto comunitário e deslocações mais autónomas, saudáveis e sustentáveis para as crianças.
Ver mais...
A Universidade Católica Portuguesa, em parceria com a APSI e a PEDIPEDIA – Enciclopédia Pediátrica Médico-Cirúrgica online, lança Pós-Graduação Segurança, Prevenção de Acidentes e Saúde em Idade Pediátrica.
Trata-se de uma Pós-Graduação única em Portugal e tem como objetivo dotar profissionais, de áreas diversas (Gestores e técnicos das Autarquias, Profissionais das áreas da Saúde, Educação, Social, entre outras), de conhecimentos técnicos e experiência sobre boas práticas de segurança infantil.
Ver mais...
Não é possível dizer qual é a cadeira mais segura para transportar uma criança num automóvel, já que a sua proteção depende de inúmeros fatores – a orientação da cadeira, a idade da criança, a correta instalação no carro, o ajuste adequado do cinto interno (no caso das cadeiras com arnês), e isto só para falar dos aspetos relacionados com a cadeira em si; porque há muitos outros, relacionados com a velocidade e características do acidente, assim como, com o próprio veículo.
É por esta razão que afirmações como: “a melhor cadeira para o seu bebé”, “a cadeira mais segura do mercado”, “cadeiras testadas pelo Plus Test são mais seguras”, não são afirmações sérias.
Ver mais...