Resultados do Estudo de Observação sobre o Transporte de Crianças em Veículos Ligeiros
No passado dia 5 de outubro, a APSI esteve nas portagens de Alverca, Pinhal Novo e Grijó a recolher dados para a nova edição do Estudo de Observação que monitorizou a forma como as crianças até aos 12 anos são transportadas em veículos ligeiros, no contexto de autoestrada.
Este Estudo, inicialmente anual e que desde 2018 se realiza uma vez a cada triénio, visa verificar a evolução da taxa de utilização de Sistemas de Retenção para Crianças (SRC) e o uso correto dos mesmos.
Como habitualmente, as nossas técnicas estiveram nas portagens das localidades mencionadas, juntamente com uma equipa de voluntários, a observar a conduta das famílias no que diz respeito à forma de transporte das crianças no automóvel.
Os resultados foram surpreendentes: Verifica-se uma diminuição no uso dos Sistemas de Retenção para Crianças, mas as famílias que os utilizam fazem-no de forma cada vez mais adequada. Na verdade, a correta utilização destes sistemas atingiu um recorde de 69%. No entanto, a descida na taxa de utilização dos SRC contrariou uma tendência positiva que se verificava até então.
Um agradecimento muito especial à Frotcom International pelo real envolvimento e sem o apoio de quem, a realização do Estudo ficaria seriamente comprometida. Agradecemos também à Brisa, pela disponibilidade e pelo reconhecimento da importância de concretização deste trabalho. Não esquecendo, obviamente, a ajuda incansável e indispensável dos voluntários: Bruno Figueiredo, Carla Vicente, Helena Botte, Ivone Bastos, José Monteiro, Liliana Madureira, Luís Matias, Márcia Ferreira, Nuno Liñan, Sandra Nascimento e Sandra Ornelas.
©APSI2021