9ª Edição do DNSI vai fazer parar o trânsito!
Os dias passam a correr e o Dia Nacional da Segurança Infantil — 23 de maio — que a APSI promove desde 2017, já está no horizonte.
2025 encerra a narrativa que tem vindo a ser desenvolvida nos últimos anos. As dinâmicas propostas, e tão bem aceites pela Comunidade Escolar, tiveram como propósito ir preparando o caminho para o que aí vem.
Começámos com a Campanha #aruaéminha — que os nossos generosos cidadãos de palmo e meio rebatizaram como #aruaénossa — para que as vozes dos mais novos se fizessem ouvir, prosseguimos com as Incubadoras de Brincar1 que proporcionaram agradáveis surpresas na descoberta de espaços públicos alternativos ao recreio escolar e vamos terminar com o desafio maior de todos: As Ruas que Brincam1.
Esta iniciativa, tem como objetivo proporcionar às crianças mais tempo e espaço para brincar na rua, através de um corte de trânsito programado e temporário, nas imediações das escolas. Este tipo de oportunidade permite às crianças terem visibilidade no espaço público, às comunidades terem uma área de convívio à porta da escola, testar alternativas à organização do espaço público na envolvente escolar, usufruir de um ambiente livre de poluição (nomeadamente sonora), incentivar meios de mobilidade ativa e a participação da comunidade.
As inscrições decorrem entre dia 7 de abril e 13 de maio e as primeiras 50 turmas inscritas, de acordo com o Regulamento, receberão o Kit-DNSI que, além de fornecer informação e as peças que permitem aos alunos entrar no imaginário do DNSI 2025, pretende levar inspiração para um dia inesquecível para todos.
Como sempre, toda a informação e peças estarão disponíveis para download ou consulta aqui.
E o que em 2024 foi uma novidade, este ano foi adotado como parte da dinâmica: as turmas, que já não tendo conseguido o Kit-DNSI, comemorem a data e nos enviem, até 31 de maio, registos (filmados ou fotografados) da atividade que desenvolveram, poderão vir a ser a turma contemplada com uma surpresa, para a qual contamos com a generosidade da IKEA, cuja decisão de atribuição recairá sobre as nossas Embaixadoras Luísa Barbosa e Filipa Galrão.
A APSI e os Parceiros Principais do DNSI — Fundación MAPFRE e Michelin — mal podem esperar por ver as ruas do nosso país tomadas pela alegria e sobretudo pela brincadeira pura das nossas crianças.
(1) - Uma iniciativa Brincapé — Consórcio do Brincar (Fundado, em 2017, por: APSI e 1,2,3, Macaquinho do Xinês)
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DNSI 2025
Parceiros Principais:
Apoio: Direção-Geral da Educação
Agradecimentos: IKEA