Os acidentes são a maior causa de morte, incapacidade, internamento, idas às urgências e anos de vida perdida, na infância e adolescência.
As mortes precoces e as incapacidades de crianças e adolescentes na sequência de acidentes têm um peso e um impacto enorme a diversos níveis – na saúde, a nível económico, emocional, cognitivo – e contextos – individual, familiar, escolar, no trabalho, na comunidade, no país.
Para além disso, são anos de vida perdida em que as crianças não puderam crescer, aprender e contribuir para a comunidade e sociedade.
Quase todos estes acidentes podem ser evitados, ou pelo menos, reduzidas as suas consequências. É por isso que a APSI existe!
É sua missão promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes e assegurar o desenvolvimento de um ambiente promotor de saúde que lhes permita crescer em segurança e desenvolver-se plenamente a nível físico, psico-motor e sociocognitivo.
A APSI pauta as suas ações pela defesa incondicional dos Direitos da Criança e da Família e dos Direitos dos Consumidores, pela defesa e promoção da cidadania, pelo rigor científico, técnico e profissional, pela isenção, coerência, inovação, complementaridade e cooperação.