Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada
No próximo dia 15 de Novembro de 2015 celebra-se o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.
O espírito desta celebração, que é organizada em Portugal desde 2004 pela ESTRADA VIVA – Liga contra o Trauma, “é de que a evocação pública da memória daqueles que perderam a vida ou a saúde nas estradas e ruas nacionais significa um reconhecimento, por parte do Estado e da sociedade, da trágica dimensão da sinistralidade, e ajuda os sobreviventes a conviver com o trauma de memórias dolorosas resultantes de acidentes rodoviários.
A morte e lesão por acidente de viação são ocorrências repentinas, violentas e traumáticas, e o seu impacto duradouro, por vezes, permanente.
A cada ano, milhões de enlutados e vítimas de todo o planeta juntam-se aos muitos milhões que já sofrem em resultado de acidentes de viação. O Dia da Memória responde, assim, à intensa necessidade sentida pelas vítimas e seus entes queridos de verem a sua perda e a sua dor publicamente reconhecidas” (fonte: Estrada Viva).
A cerimónia nacional será este ano em Évora e está a ser organizada pela Associação GARE (membro da Estrada Viva), em coordenação com outras associações membro da Estrada Viva, nomeadamente a APSI, e em parceria com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a Direcção-Geral da Saúde e a Liberty Seguros.
Consulte o programa em http://estradaviva.org/dia-da-memoria-2015/ e participe.