Balanço da Campanha "A morte por afogamento é rápida e silenciosa"
Entre o dia 8 de julho e 30 de setembro, a 22ª edição da Campanha de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens, foi levada a cabo em estreita colaboração, pelo 3º ano consecutivo, com a Guarda Nacional Republicana, alertando para a forma de ocorrência deste acidente: A morte por afogamento é rápida e silenciosa!
Um dos objetivos desta campanha é sensibilizar as famílias para a importância das regras de segurança a respeitar junto da água, nomeadamente, em piscinas ou tanques, rios, barragens, praias… e dar-lhes informação para que possam proteger as suas crianças e alertar para a ínfima quantidade de água que é suficiente para que o afogamento de uma criança ocorra.
As peças que compuseram esta Campanha — filme, spot de rádio, anúncios de imprensa, meios digitais e mupis —, mais uma vez da autoria da Havas, foram amplamente divulgadas de julho a setembro.
Nas redes sociais da APSI e da GNR o alcance obtido foi de 359.672 pessoas, tendo o filme sido reproduzido mais de 340 mil vezes. Entre muitas outras entidades e personalidades a quem agradecemos reconhecidamente, também o Governo de Portugal se quis aliar ao alerta lançado pela Campanha deste ano, através da divulgação do filme nas suas redes sociais, tendo aí alcançado 20.604 pessoas e sido reproduzido 36.682 vezes.
O banner no site da APSI foi visualizado mais de 17.000 vezes, tendo a página, dedicada à Campanha deste ano, sido acedida 4.110 vezes.
O spot de televisão, o spot de rádio, os anúncios de imprensa (digital e impressa) e mupis foram veiculados graças à generosidade de: Algarve Vivo/Lagoa Informa, Barlavento, Correio da Manhã, Diário Online, Diário de Notícias (Madeira), Estrelas & Ouriços, Grupo Hollyfar, Grupo Renascença, Impala, Impresa, Infraestruturas de Portugal, Jornal de Notícias, Medialivre (CMTV e News Now), NOS (Cinemas), Ordem dos Médicos, Porto Canal, Público, Pumpkin, Rádio Atlântida, Rádio Voz do Marão, Reconquista, Resulta Publicidade, Revista Segurança, RTP, SIC, Tejo Rádio Jornal e TVI.
Na Campanha de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens de 2024, estiveram empenhados 1.911 militares da Guarda, os quais realizaram 1.204 ações de sensibilização direcionadas para 21.824 pessoas. Estes militares estiveram no terreno, empenhados na sensibilização das famílias (residentes ou visitantes) para as medidas de prevenção a serem adotadas, por forma a evitar os acidentes por afogamento, com crianças e jovens.
Neste âmbito, durante o período da Campanha, lamentamos registar três vítimas mortais, com idades compreendidas entre os 11 meses e os 12 anos, em incidentes ocorridos em piscinas e em rio.
©APSI2024