Prémio de Jornalismo – Os Direitos da Criança em Notícia
Estão abertas as candidaturas para o Prémio “Os Direitos da Criança em Notícia”. Até 23 de fevereiro de 2023 podem ser apresentados os trabalhos jornalísticos que abordem o tema dos direitos da criança num prisma crítico, pluralista e inclusivo.
Esta é a nona edição do prémio, criado pelo Fórum sobre os Direitos das Crianças e Jovens - do qual a APSI faz parte-, que tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores. O objetivo é premiar trabalhos originais nas categorias de Rádio, Televisão, Imprensa Nacional/Online e Imprensa Regional/Online.
Se em Portugal se tem assistido, nas últimas décadas, a avanços no que toca aos direitos da criança, ainda há muito caminho a percorrer. Exemplo disso são as conclusões apuradas no último Relatório de Avaliação – 30 anos de Segurança Infantil em Portugal. Apesar das francas melhorias assinaladas, ainda há muito a fazer para que a proteção das crianças seja total, como preconizado no 19º artigo da Convenção dos Direitos da Criança.
O jornalismo pode assumir um papel fulcral neste ponto, fomentando o debate e dando a conhecer o estado dos direitos da criança em Portugal. Poderá ainda informar a sociedade sobre o que está, ou não, a ser feito para assegurar a todas as crianças o cumprimento dos seus direitos e, não menos importante, dar exemplos de boas práticas a implementar e de iniciativas que devem ser seguidas e replicadas.
Os trabalhos submetidos deverão ter sido publicados entre janeiro e dezembro de 2022. Cada jornalista poderá submeter até três peças, devendo usar para tal o formulário próprio. O prazo de candidatura é o dia 23 de fevereiro de 2023. Para mais informação sobre o prémio, acesso ao regulamento e formulário de participação, consulte: https://www.cnpdpcj.gov.pt/premio-de-jornalismo.