Projeto CounterRisk promove NOOC para empresas de produtos infantis
A contrafação de produtos infantis coloca a segurança das crianças em risco. Apesar deste ser o principal motivo que levou a APSI a fazer parte do projeto CounterRisk, sabemos que a circulação e distribuição destes artigos também é danoso para as pequenas e médias empresas (PME) a operar no setor.
Por outras palavras, a falsificação de produtos infantis afeta não só a segurança infantil, como também prejudica o mercado e a propriedade intelectual. Tendo isto presente, a equipa CounterRisk decidiu que o foco do segundo NOOC (Nano Open Online Course) seria alertar as PME para os efeitos negativos da contrafação e dotá-las de ferramentas que permitam defender-se.
Acreditamos que a informação é a melhor arma no combate à falsificação, pois quanto menos vulnerável estiver a indústria, menor será o volume de produtos falsificados a circular, contribuindo para um comércio mais justo e, sobretudo mais seguro.
À APSI juntam-se, no combate à contrafação, outras quatro instituições: a AIJU (Instituto Tecnológico de Produtos Infantis e de Lazer - Espanha), SHH (Associação Checa para os Brinquedos e o Brincar), CEIPI (Centro de Estudos Internacionais sobre Propriedade Intelectual da Universidade de Estrasburgo) e LUCENTIA LAB.
O NOOC 2, tal como o NOOC 1, será disponibilizado online de forma gratuita em 5 línguas, entre as quais, o português. O vídeo promocional já está disponível, conheça-o abaixo.
Se é técnico de associações de consumidores, o NOOC 1 é o mais indicado para si. Saiba mais sobre este NOOC aqui.
O CounterRisk é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ da Comissão Europeia.
©APSI2022