Sono Seguro do Bebé - Recomendações da Academia Americana de Pediatria
No início do ano a APSI já tinha alertado para a importância de o bebé dormir sem qualquer elemento macio ou almofadado, como edredons, brinquedos, peluches, almofadas, etc.
O alerta surgiu numa altura em que os ninhos para dormir foram considerados inseguros exatamente por apresentarem risco de asfixia. Quando o bebé rebola ou se mexe pode ficar com a boca/nariz em contacto com os elementos almofadados obstruindo as vias respiratórias.
O ideal é que o bebé durma numa superfície plana e firme, sem nenhum dos objetos citados acima. Além do risco de asfixia, os posicionadores para dormir tais como ninhos e cunhas, aumentam o risco de sobreaquecimento e de síndrome de morte súbita do lactente. Este tipo de produto só deve ser utilizado quando o bebé está acordado e sob vigilância.
Estes alertas já não são apenas preocupações da APSI. O número de mortes infantis durante o sono, levou a Academia Americana de Pediatria (AAP) a atualizar as suas recomendações sobre o sono do bebé. A juntar àquilo que já tínhamos recomendado em fevereiro, a AAP sublinha que além de ser plana e firme, a superfície não pode ter uma inclinação superior a 10°. Acrescenta ainda que não é recomendado que o bebé durma na espreguiçadeira, baloiço ou ovinho para transporte no carro.
Resumindo: o bebé deve dormir na sua cama, de barriga para cima e sem posicionadores para dormir.
©APSI2022