Programa ALTA SEGURA da APSI comemora 10 Anos
O ALTA SEGURA é um Programa da APSI, lançado em 2012, que visa o transporte seguro do recém-nascido no automóvel e que criou o que até então não existia: as condições e procedimentos para a operacionalização de uma intervenção, sistemática e harmonizada, na área do transporte da grávida e do recém-nascido, nas maternidades.
Como?
Através do Programa ALTA SEGURA, a APSI pretende dotar as maternidades aderentes com recursos materiais e técnicos para a implementação de um serviço de apoio e aconselhamento a grávidas e famílias de recém-nascidos.
Na prática traduz-se em:
• Aconselhamento, durante a gravidez, sobre os cuidados a ter na escolha e na instalação da cadeirinha para automóvel para o transporte dos recém-nascidos;
• Prática e treino da instalação da cadeirinha com a família, durante o internamento;
• Acompanhamento da família ao seu automóvel, no dia da alta, para verificação da instalação correta da cadeirinha.
Os primeiros passos deste Programa foram dados nos hospitais algarvios, com maternidade: Hospital de Faro, Hospital de Portimão (ambos do Centro Hospitalar Universitário do Algarve) e Hospital Particular do Algarve.
Depois desses, outros se seguiram e outros ainda estão em stand by, sobretudo devido à situação pandémica vivida nos últimos tempos.
Para assinalar o 10º aniversário da implementação do Programa ALTA SEGURA no Algarve, a APSI deslocou um técnico aos Hospitais de Faro e Portimão (Centro Hospitalar Universitário do Algarve) a fim de dinamizar ações de formação para novos profissionais que, entretanto, integraram os serviços destes Hospitais. Será também produzida uma reedição dos folhetos do Programa para os profissionais de saúde entregarem às grávidas e puérperas nestes hospitais.
As comemorações integram ainda a dinamização de dois Workshops ABC da Segurança “Como transportar o bebé no automóvel” dirigidos a grávidas e famílias de bebés e crianças com menos de 3 anos, em Faro e em Portimão, no Dia Mundial da Criança.
As referidas iniciativas de comemoração do 10º aniversário do Programa Alta Segura no Algarve contam com o apoio da MAXI-COSI.
©APSI2022