Estrelas que Guiam
No passado dia 7 foi inaugurada a estrada mais brilhante, que se encheu de estrelas com adivinhas, desafios e informações, introduzindo, de forma lúdica, a importância da atenção e dos 5 sentidos para a circulação em segurança, a par do respeito pelas outras pessoas que também usam aquela via, que leva as crianças internadas no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), do Serviço de Pediatria até ao Bloco Operatório.
Esta iniciativa foi impulsionada pelo Serviço de Pediatria deste Hospital, na sequência da doação de carros elétricos telecomandados. Conforme relata Ricardo Tomaz, Diretor de Marketing e Relações Externas da SIVA, “Ficámos imediatamente sensibilizados para a importância desta ação. Sabemos a atração que os carros (sobretudo aqueles que oferecemos) têm sobre as crianças e não quisemos deixar de apoiar tão original e nobre ideia.”
Com a preocupação de garantir a utilização dos carros e a circulação em segurança – quer pelas crianças, quer por todos os utilizadores daquele corredor, o Hospital contactou “a APSI que, sensível à segurança infantil, imediatamente acolheu a ideia com todo o entusiasmo e através do patrocínio da ESSILOR, colaborou na concretização do trajeto, sugerindo os elementos que deveriam figurar no mesmo para que se atingissem os objetivos inicialmente definidos. Assim foi possível proporcionar a todas as crianças um momento memorável (normalmente os pais filmam ou fotografam) de participação num dos muitos projetos da mascote do serviço de pediatria do HFF, Estrela Dora-Sin, e que apelidámos “Dora-Sin: Estrela ao volante”, conta Helena Loureiro – Chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Fernando Fonseca.
Nas palavras de Fernando Trabuco (Channel Management & Medical Adviser da Essilor), “O facto de recorrer aos Serviços de Saúde pode significar um momento sensível ou de natural apreensão, pelo que a humanização dos espaços é fundamental para tornar a experiência mais confortável para as crianças (e adultos). Se para além de um maior nível de conforto conseguirmos aliar mensagens que sensibilizem para as temáticas da Prevenção e da Saúde, então foram atingidos - pelo menos - dois importantes objetivos.”
Também a Presidente da Direção da Associação para a Promoção da Segurança Infantil, Sandra Nascimento, conclui que esta iniciativa veio proporcionar o bem-estar e a alegria que a APSI tanto preza que as crianças vivam, mesmo em ambiente hospitalar: “os sorrisos das crianças e os relatos dos profissionais assim o demonstram. O entusiasmo com que aderem a esta brincadeira – sim, porque para as crianças é uma brincadeira – num contexto que pode gerar medo, incompreensão e dor, pode ser o melhor analgésico e o motor para uma maior aceitação e compreensão, até, de tratamentos e intervenções médicas que podem ser assustadoras e difíceis de compreender.
A Carta da Criança Hospitalizada refere que o acesso aos melhores cuidados de saúde é um direito fundamental da criança e que o hospital deve oferecer às crianças um ambiente que corresponda às suas necessidades físicas, afetivas e educativas. Não há dúvidas que a “Dora-Sin: Estrela ao volante” proporciona isso.
Ficamos na expetativa de que outras unidades de saúde, à semelhança do serviço de pediatria do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, sigam este exemplo.”
©APSI2021