Campanha de Prevenção de Afogamentos atinge a maioridade
Campanha de Prevenção de Afogamentos atinge a maioridade.
Há 18 anos que a APSI leva a cabo a Campanha de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens, e se a redução dos números é inegável - 28 mortes em 2002 comparativamente a 2018 com 7 - estamos muito longe de poder aceitar o estado das coisas sem continuar a insistir em pontos que, não sendo novos, continuam a não ser implementados em Portugal.
Enquanto uma única criança perder a vida ou ficar incapacitada, acarretando um sofrimento atroz à sua família, porque a legislação que a poderia ter protegido é inexistente, continuaremos a insistir e a chamar a atenção para um problema cujas medidas de erradicação ou, pelo menos de redução significativa, são sobejamente conhecidas e com provas dadas, como a própria Organização Mundial de Saúde reconhece.
"A morte por afogamento é rápida e silenciosa" mas a APSI promete não se manter em silêncio, demore o tempo que demorar, enquanto vítimas inocentes da inação estatal continuarem a entrar para as estatísticas.
Para a APSI e para as suas famílias, estas crianças e jovens não são meros números: são vidas que se perderam ou que ficaram para sempre comprometidas.
©APSI2020