Rua é Saúde
A APSI, o 1,2,3 Macaquinho do Xinês, a Estrada Viva e a Junta de Freguesia de São Vicente juntam-se para dar vida ao Rua é Saúde, um projeto que tem como principal objetivo eliminar barreiras que impeçam as famílias de usar o espaço público para brincarem e fazerem atividade física.
A brincadeira, o convívio e a mobilidade ativa estimulam a saúde física e mental das crianças e, como tal, devem ser incentivados. Contudo, para que as crianças possam usufruir do espaço público em segurança, há condições que têm de estar salvaguardadas.
A afluência exacerbada de carros limita a utilização da via pública por parte das crianças, visto que a torna num ambiente perigoso. Além disso, nem todos têm, perto de si, jardins ou parques de que possam usufruir. Quando os há, são espaços pouco estimulantes e fisicamente delimitados, como os parques infantis.
Os parques infantis desencorajam os adultos de brincar com as crianças, dado que os equipamentos disponíveis não são adequados a todas as idades. A capacidade criativa também pode ser afetada, pois estes espaços não têm em consideração a necessidade que as crianças sentem de explorar os ambientes.
A rua, pelo contrário, é acessível a todos e, por essa razão, o projeto “Rua é Saúde” pretende criar e manter condições para que o espaço público seja regularmente ocupado pelas famílias para atividades lúdicas e de lazer. Serão criados espaços temporários através:
- Da limitação, em determinados momentos, do tráfego automóvel. Isto será feito em coordenação com as Juntas de Freguesia e com o envolvimento informado e participado da comunidade.
- Da criação de espaços em que o único objetivo é brincar, praticar atividade física e conviver. Estas construções lúdicas envolvem materiais em fim de vida (cartão, pneus, etc).
Desta forma, as famílias que vivam em áreas com uma densidade populacional elevada terão uma solução sustentável que facilitará a mobilidade ativa, essencial para reduzir o sedentarismo e o impacto ambiental.
Além das atividades mais práticas de ocupação e transformação da rua, os especialistas reunir-se-ão regularmente para pensar em estratégias que permitam melhorar as ruas. Para isso, será criada uma ferramenta de reflexão para profissionais e responsáveis pela transformação do espaço público.
Consulte aqui outra ferramenta desenvolvida pelo Consórcio do Brincar/Brincapé.
Manual para a Incubadora de Brincar
Editado em novembro de 2022