APSI e GNR unem esforços contra o afogamento infantil
A APSI contabiliza, em 2022, 20 anos de Campanhas de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens e assinala a data com o lançamento da única publicação, em Portugal, que nos faz um retrato do problema, na população infantil e juvenil: Relatório de Afogamentos de Crianças e Jovens, 2002-2021.
Apesar do panorama estar substancialmente melhor, ainda há um longo caminho a percorrer para que o afogamento deixe de ser a 2ª causa de morte acidental nestas faixas etárias, em Portugal.
É esse caminho que GNR e APSI se propõem trilhar, lado a lado, juntando o conhecimento técnico e a experiência da Associação para a Promoção da Segurança Infantil a um alcance territorial único e de proximidade que a Guarda Nacional Republicana detém. Não apenas o conhecimento do terreno e das zonas sob sua responsabilidade são uma mais-valia para as populações em geral, como poderá ser de enorme eficácia na identificação de locais perigosos e, simultaneamente, de alerta aos cidadãos, que nem sempre conseguem identificar o risco de maneira a evitá-lo e a passar a mensagem aos seus. Neste âmbito, a GNR irá intensificar, de 15 de julho a 15 de setembro, a realização de ações de sensibilização à população.
|
|