ALTA SEGURA - Transporte do recém-nascido desde o 1º dia de vida
A APSI sempre defendeu que o bebé deve ser transportado em segurança no automóvel, desde o primeiro dia de vida, na sua primeira viagem, da maternidade para casa.
Ao longo dos anos, têm sido inúmeras as iniciativas e ações que tem desenvolvido com este intuito - desde um programa de empréstimo de cadeirinhas entre 1994 e 2001, à formação parental, até à formação de profissionais da área da saúde materna e infantil.
O ALTA SEGURA — um Programa da APSI para o transporte seguro do recém-nascido no automóvel, lançado em 2012, — criou o que até então não existia: as condições e procedimentos para a operacionalização de uma intervenção sistemática e harmonizada na área do transporte da grávida e do recém-nascido, nas maternidades.
Através do ALTA SEGURA a APSI pretende dotar as maternidades aderentes com recursos materiais e técnicos para a implementação de um serviço de apoio e aconselhamento a grávidas e famílias de recém-nascidos.
Os principais pilares do Programa são:
• Aconselhamento, durante a gravidez, sobre os cuidados a ter na escolha e na instalação da cadeirinha para automóvel para o transporte dos recém-nascidos;
• Prática e treino da instalação da cadeirinha com a família, durante o internamento;
• Acompanhamento da família ao seu automóvel, no dia da alta, para verificação da instalação correta da cadeirinha.
Foi no Algarve, e com o apoio inicial do Fórum Algarve, que o ALTA SEGURA surgiu em todos os hospitais da região com maternidade – Hospital de Faro, Hospital de Portimão (ambos do Centro Hospitalar Universitário do Algarve) e Hospital Particular do Algarve. Em 2014, e graças à angariação de receitas feita pela APSI, através da plataforma NovoBanco Crowdfunding, foi possível assegurar a continuidade do Programa nestes hospitais, que tinham o ALTA SEGURA a decorrer há mais de 2 anos.
A APSI faz a formação dos profissionais envolvidos no projeto e presta apoio técnico à implementação do programa em cada local, para além de disponibilizar os recursos materiais necessários.
Mais tarde, graças a uma parceria da APSI com o Grupo José de Mello-Saúde em 2014, iniciou-se a formação dos profissionais dos Hospitais CUF Descobertas (em Lisboa) e CUF Porto. O Programa ALTA SEGURA foi implementado logo no início de 2015 e funcionou nestes Hospitais até ao final de 2018.
Em novembro desse ano, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa formalizou o convite feito à APSI para o estabelecimento de uma parceria com o objetivo de dinamizar o Programa ALTA SEGURA no Hospital Padre Américo, em Penafiel. No primeiro trimestre de 2019 iniciou-se a formação de quase 100 profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) e dotaram-se os serviços com os materiais necessários à implementação do Programa.
Em 2022, com o apoio da Maxi-Cosi, assinalou-se o 10ª aniversário do Programa no Algarve, que permitiu o reforço dos recursos materiais e capacitação das equipas das maternidades dos Hospitais de Faro e de Portimão.
maio, 2022 (última atualização)