Projeto CounterRisk
A APSI, enquanto associação de defesa dos consumidores, preocupada com um grupo especialmente vulnerável, as crianças, há muito que desenvolve trabalho na área da segurança de produtos infantis, como brinquedos e artigos de puericultura, os que provocam mais acidentes nesta faixa etária.
Para além de todo o trabalho que desenvolve no âmbito de comissões técnicas nacionais e europeias, que definem as normas de segurança para este tipo de produto, a APSI integrou um novo projeto transnacional que visa criar recursos formativos para capacitar, entre outros, os consumidores, para reconhecerem produtos de crianças, contrafeitos.
Estes representam um risco elevado para a saúde e segurança das crianças.
O projeto, denominado CounterRisk, é financiado pelo Programa Erasmus+ da Comissão Europeia e está a ser desenvolvido por um consórcio de entidades de vários países.
Para além da APSI, a AIJU (Instituto Tecnológico de Produtos Infantis e de Lazer - Espanha), SHH (Associação Checa para os Brinquedos e o Brincar), CEIPI (Centro de Estudos Internacionais sobre Propriedade Intelectual da Universidade de Estrasburgo) e LUCENTIA LAB.
Estes recursos serão disponibilizados online de forma gratuita em 5 línguas, incluindo o português.
Conheça vídeo promocional destinado aos destinatários do NOOC 1 — Curso online gratuito e aberto em formato NOOC, desenvolvido especificamente para técnicos(as) de associações de consumidores e demais profissionais envolvidos em atividades de consciencialização e educação do consumidor.
Como e porquê evitar comprar produtos falsificados para as crianças?